terça-feira, 9 de março de 2010

Alienação por necessidade

Perante a sociedade moderna o homem depende do trabalho para sua integração no meio em que vive, mas esse que constrói como ser humano e sociedade, pode ser o que derrota individualmente.
Tudo é imposto ao meio trabalhista do homem, com isso seu trabalho o faz alienar e definhar enquanto indivíduo. Ele trabalha por obrigação, pois seu trabalho sonhado quando jovem, perdeu o vigor e a razão. Ao mesmo tempo que a alienação trabalhista se torna sacal e insatisfatória, o homem busca continuar sua jornada pelo simples fato de temer a perda de seu trabalho.
O homem se encontra insalubre em meio a uma sociedade com escassez de valores culturais, e procura-se libertar do desconforto de seu trabalho por meios drásticos. Sua ansiedade o preocupa, mas é vista como "normal" por psicanalistas cheios de si e que não aguentam mais tolerar o outro; seu remédio então se faz por drogas ilícitas ou lícitas, e abuso de outrem.
O homem procura em suas entranhas seu amor próprio, e tenta o fazer valer em uma sociedade que tende a levar vantagem em tudo. O homem é passado para trás por si mesmo e não percebe, pois o medo que o outro acabe com o mesmo é maior.
A sociedade é "canibalista", o homem é visado pela derrota e não pode deixar-se abater pois tem família para criar. A crise de confiança trabalhista tende a continuar, mas a lei da sobrevivência tende sempre a vencer.

2 comentários:

  1. É... Em partes, sim.

    O cara que sonhava em ser médico, hoje em dia trabalha com algo que não gosta. É, é de se pensar.

    Eu acredito que o cara que REALMENTE quis ser médico, hoje em dia É!

    Hoje em dia a gente deve largar aquela coisa de 'sonho' ou de 'ser quando crescer', sabe? Vale muito mais a pena você pegar a segunda coisa que mais gosta (provavelmente o que dá mais dinheiro, e inevitavelmente é o que todos queremos) e se aprofundar nela ao ponto de não ter que se preocupar em ficar desempregado. Quando ao seu sonho? Transforme-o em Hooby!

    Sempre quis tocar piano, mas viver de concertos no Brasil? Acho que não...

    :)

    @wuaaalce

    ResponderExcluir
  2. Nem sempre aquele que realmente quis ser médico, hoje em dia é.
    Nem sempre as coisas ocorrem do jeito que queremos e planejamos.
    Mas vamos pela sua cadeia de pensamento, se você quisesse realmente ser pianista, hoje em dia você seria. Talvez não reconhecido no Brasil, mas internacionalmente. O que houve com o seu sonho?
    Acho que você teve que traçar outro objetivo, que talvez não te satisfaça plenamente, mas que lhe dá a vida que precisa (leia-se, trabalho e sustento.), é isto que o texto retrata.

    Obrigada por ler.

    ResponderExcluir

Obrigada!